Desde a necessidade de estabelecer o planejamento completo até o gerenciamento final da obra, trabalhamos com a capacidade técnica objetivando o destaque no mercado da construção civil.
Com o passar do tempo, a modernização chegou aos canteiros de obras e pôs à prova muitas empresas do setor. O desafio de fazer os projetos de engenharia civil cresceu, mas ganhou fortes aliados: engenheiros mais preparados e com forte apoio da tecnologia na palma das mãos. E assim nasceu a Engprime!
PROJETOS
Como a construção civil envolve muitos agentes e áreas da engenharia e arquitetura, se faz extremamente necessário que eles estejam integrados e que conversem entre si. Por isso é tão importante fazer um gerenciamento de obras eficiente.
Seguimos as seguintes etapas em um Projeto civil
Levantamento de dados: após o cliente expressar seus objetivos e necessidades, nossa equipe avalia as características do terreno, como topografia (projeto planialtimétrico), tipo de solo, ventos, posição do sol, entre outras, e sua documentação.
Anteprojeto: com o levantamento desses dados já há condições para um esboço inicial do projeto e assim dar inicio à elaboração da planta para a aprovação do cliente. Nesta etapa são definidas as dimensões e características da obra, com as informações de cada ambiente.
Projeto legal: é a finalização do projeto mediante as normas aplicáveis e documentação pertinente para aprovação da prefeitura.
Projeto executivo: detalhamento do projeto legal, com planta (projeto civil), cortes, fachada e cobertura (planta do telhado), especificando medidas, esquadrias e áreas, além do desenvolvimento dos projetos complementares (hidráulico, elétrico, estrutural, Vigilância Sanitária, rede de gás, para-raios (SPDA) e segurança contra incêndio), integrando-os ao projeto legal, dando plenas condições à execução da obra.
Vantagens de ter um projeto civil em sua obra:
– Ideia/sonho fielmente transmitida para o projeto;
– Facilidade de visualização da obra pronta com a maquete eletrônica;
– Tranquilidade com o atendimento de todos os trâmites legais;
– Detalhamentos de medidas dos ambientes e esquadrias, entre outros elementos do projeto, facilitando a execução para a equipe de construção;
– Prazo reduzido para a execução da obra;
– Informações para gerar lista detalhada de materiais para orçamento, minimizando sobras e desperdício;
– Redução no custo da obra;
– Facilidade em eventuais manutenções.
OBRAS
Muitas pessoas quando ouvem a palavra “construção” ficam aterrorizadas, pois certamente tiveram experiências não muito agradáveis, ou conhecem alguém que passou por isso, porém, construção sem “dor de cabeça” é possível sim!
O segredo é muito simples: experiência, planejamento e gerenciamento da obra.
Juntamos os mais de 20 anos de experiência de nossa equipe com as mais novas técnicas de construção, além de contarmos com parceiros que oferecem profissionais gabaritados para todos os tipos de obras, e materiais de qualidade a preços competitivos, tudo para que nossos clientes tenham tranquilidade, pois a inexperiência pode levar à contratação inadequada de uma construtora ou empreiteira, e comodidade, pois nem todos têm disponibilidade de tempo para cotar e comprar materiais, e realizar a administração da obra.
Oferecemos soluções completas em engenharia e execução de obras residenciais, comerciais, de escritórios e de consultórios, desde a escolha correta do terreno para sua construção, avaliação técnica de imóveis para reformas, elaboração de todos os projetos, cronograma físico-financeiro, execução e administração da obra, até a entrega da chave da edificação para o cliente.
Temos também parcerias com imobiliárias e correspondentes bancários, caso o cliente necessite de financiamento.
As vantagens de ser nosso cliente:
– Sem surpresas no orçamento;
– Sem atrasos;
– Qualidade
DIRECIONAMENTO TÉCNICO
Legalização e Regularização de obras
A legalização ou regularização de obras tem por objetivo tirar a edificação da situação irregular, e aplica-se aquelas que:
– foram iniciadas ou finalizadas sem um projeto aprovado conforme o código de obras do município;
– mudaram o projeto durante a execução da obra;
– passaram por reformas com alteração de área construída (ampliação ou demolição);
– alteraram sua classe de atividade.
Uma edificação não legalizada pode sofrer fiscalizações da prefeitura e outros órgãos regulamentadores a qualquer momento, e o proprietário ser notificado, multado e até mesmo passar por uma interdição temporária ou definitiva em caso de edificações com uso comercial.
A legalização do imóvel é obrigatória para o registro no Cartório de Registro de Imóveis, sua comercialização e para se estabelecer uma atividade comercial, além de permitir acesso a financiamentos para reformar o imóvel.
Seja qual for a necessidade da legalização, a equipe da ENGPRIME auxilia seus clientes desde o entendimento da situação, elaboração dos projetos e documentos necessários até os trâmites junto aos órgãos aprovadores.
Laudo para reforma
– prevenções de perda de desempenho decorrente das ações de intervenção gerais ou pontuais nos sistemas, elementos ou componentes da edificação;
– planejamento, projetos e análises técnicas de implicações da reforma na edificação;
– alteração das características originais da edificação ou de suas funções;
– descrição das características da execução das obras de reforma;
– segurança da edificação, do entorno e de seus usuários;
– registro documental da situação da edificação, antes da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma;
– supervisão técnica dos processos e das obras.
Conforme descrito na norma NBR 16280:2015, todos os serviços de reforma devem atender a um plano formal de diretrizes que contemple:
a) preservação dos sistemas de segurança existentes na edificação;
b) apresentação de toda e qualquer modificação que altere ou comprometa a segurança da edificação ou do seu entorno e sistemas comuns da edificação à análise da incorporadora/construtora e do projetista, acompanhada dos devidos documentos de responsabilidades técnicas dentro do prazo decadencial {legal}. Após esse prazo, um responsável técnico designado pelo proprietário ou possuidor ou responsável legal deve efetuar a análise, acompanhada das devidas anotações de responsabilidade técnica, observadas às competências profissionais regulamentares;
c) meios que protejam os usuários das edificações de eventuais danos ou prejuízos decorrentes da execução dos serviços de reforma e sua vizinhança;
d) descrição dos processos de forma clara e objetiva, atendendo aos regulamentos exigíveis para a realização/execução das obras;
e) quando aplicável, o registro e a aprovação nos órgãos competentes, exigidos para o projeto e sua execução;
f) previsão de recursos para o planejamento da reforma pelo interessado em realizar a reforma: materiais, técnicos, financeiros e humanos, capazes de atender às interferências nos diferentes sistemas da edificação e prover informações e condições para prevenir ou mitigar os riscos;
g) garantia de que a reforma não prejudica a continuidade dos diferentes tipos de manutenção das edificações, após a obra.
Perícia Técnica
– avaliação de problemas que podem ter surgido na construção por exemplo, rachaduras causada por vizinhos ou por infiltração.